Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Projeto cria Exame de Ordem para Médicos

há 7 anos

Projeto cria Exame da Ordem para Mdicos

Assim como os bacharéis em direito podem advogar somente depois de serem aprovados pela prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os médicos poderão ter que passar por exame específico para poder exercer a medicina. É o que determina o Projeto de Lei do Senado 165/2017, do senador Pedro Chaves (PSC-MS).

De acordo com o projeto, os médicos poderão se inscrever no Conselho Regional de Medicina (o que já é uma exigência para o exercício legal da medicina, conforme a Lei 3.268/1957) somente após aprovação em um exame de proficiência que avaliará as “competências éticas e cognitivas e habilidades profissionais, tomando por base os padrões mínimos requeridos para o exercício da profissão”.

A prova, de acordo com o texto, deverá ser aplicada duas vezes por ano, em uma única etapa, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Os resultados serão comunicados aos ministérios da Educação e da Saúde, mas a avaliação individual será fornecida exclusivamente ao médico.

Se o exame for aprovado, ficarão dispensados dele os médicos já inscritos no CRM e quem já estiver cursando medicina na data da publicação da lei.

O PLS 165/2017 tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e será votado em decisão terminativa. Isso quer dizer que, se for aprovado, não precisará ser votado por todos os senadores em Plenário, seguindo direto para a Câmara dos Deputados, a não ser que seja apresentado recurso. Ainda não foi designado relator na comissão.

Qual a sua opinião sobre o projeto? Vote: http://bit.ly/PLS165-2017

Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/05/31/de-sua-opiniao-projeto-condiciona-exercicio...

  • Sobre o autorADVOGADO
  • Publicações12
  • Seguidores36
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3453
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-cria-exame-de-ordem-para-medicos/465732392

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Está corretíssimo o projeto! Tomara que passe adiante! A OAB, com seu exame, consegue barrar cerca de 85% dos recém-formados. Não que o exame seja particularmente difícil, pois a aprovação dos alunos das federais e das pucs é próxima a 90%.

Infelizmente, o ensino superior brasileiro tornou-se um simples caça-níqueis, e com a saúde não tem sido diferente. São faculdades sem professor, sem hospitais, sem preceptores... O aluno que se tornou um profissional sério só tem a ganhar com esse tipo de exame.

Não apenas para medicina, um exame similar deveria existir também para enfermagem. Só quem já ficou nas mãos de enfermeiras recém-formados sem a mínima qualificação e competência sabe como esse assunto é sério. continuar lendo

Que loucura... É preciso acabar com essa ilusão que as faculdades federais desse país são as melhores do universo.. papo furado! Células criadoras de vagabundos e péssimos profissionais em sua maioria.. filhos de papais que estão ali pq ganharam a vaga...
Fiz minha faculdade particular... Muitos na minha sala já tinham sido aprovados na OAB, saiu nota na imprensa dizendo que a minha instituição não tinha aprovado NENHUM candidato.. vão se catar aquela que ostentam esses lixos que estudam nessas porcarias...públicas... continuar lendo

.....Dá pra contar nos dedos os pouquíssimos que são bons.. maioria batem no peito ostentando um escudo de uma faculdade que promovem festinhas regras a drogas ,bebidas e muito sexo....
Desafio qualquer um a ir na super faculdade do sistema solar.. USP.. bagunça generalizada, Mirtes após festinhas... Não sou eu que está inventando dados. Só pesquisar na internet que veram as mortes nas festinhas. Overdoses e comas alcoólicos.... Vão lá... Vejam. E se calem! continuar lendo

Deve ter alguma prova para que os estudantes de medicina exercerem a função de médicos, assim como quem faz direito tem que passar na OAB ., tem médico que mal olha para o paciente, e ainda pesquisa no celular para tentar adivinhar o que o paciente tem.
Tem estudantes que faz a faculdade por status , especialmente medicina que tem que ter o dom de cuidar do próximo , é a que deveriam ter mais cuidados para dar o CRM pois nossas vidas estão na mão deles. continuar lendo

Infelizmente, o exame tem que ser criado para a segurança do cidadão que procura o atendimento médico.
No passado não era necessário, pois para abrir uma escola de medicina havia um rigor muito grande do MEC.
Nos últimos anos, o MEC abriu a porteira, com uma proliferação de escolas que atingiu as raias do ridículo, tendo o país alcançado o patamar de maior número de escolas médicas do mundo, ultrapassando em 2015 a Índia.
O projeto de governo do PT partiu do pressuposto que maior número de médicos equivaleria a melhor assistência a preço mais baixo e patrocinou a liberação da abertura de escolas. Certamente, também contou o favorecimento a instituições de ensino que assim conseguiram aumentar o faturamento.
O certo seria fazer como fizeram os Estados Unidos da América no século passado fechando escolas que não tinham condições de ensino.
Enquanto isso não ocorre, o exame de ordem é um remendo para reduzir o dano para a sociedade. continuar lendo

Já não era sem tempo. Tem medico residente que não sabe interpretar um exame de sangue continuar lendo