Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Letreiro com "Socorro, assalto" pode virar obrigatório em todos ônibus

O projeto de Lei é do Deputado Covatti Filho (PP-RS)

há 7 anos

O deputado Covatti Filho (PP-RS) apresentou um projeto de lei inusitado. Quer obrigar todas as empresas de ônibus do país a instalarem um dispositivo para funcionar como um alerta em caso de assalto.

Estabelece o projeto de lei:

"A segurança dos serviços de transporte rodoviário coletivo urbano ou de caráter urbano pressupõe, em casos de furto ou roubo, a divulgação no letreiro frontal dos veículos, do aviso ‘Socorro, assalto’, mediante comando de acesso restrito ao motorista e cobrador".

Confira:

JUSTIFICAÇÃO

Assalto a veículos de transporte rodoviário coletivo tornou-se comum, tanto nos centros urbanos quanto nos trechos que interligam cidades próximas, onde o serviço apresenta características de transporte urbano.

A divulgação em tempo real do aviso ‘Socorro, assalto’, no letreiro frontal dos ônibus pode ser feita mediante comando próprio de acesso restrito ao motorista e cobrador. Esse aviso equivale a um pedido de ajuda dos ocupantes à população em geral, na expectativa de receberem o devido apoio da polícia.

De fácil aplicação e baixo custo, o aviso objetiva inibir a ação do malfeitor, promovendo maior segurança para os passageiros, cobrador e motorista.

Considerando possíveis impasses técnicos na aplicação da medida, propomos o intervalo de seis meses para a entrada em vigor da lei que se originar do PL, com vistas às adaptações necessárias dos veículos usados e da adequação de desenho e fabricação dos veículos novos.

Considerando o alcance social da proposta, contamos com o apoio dos nossos Pares para sua aprovação. Sala das Sessões, em 24 de agosto de 2017.

Deputado COVATTI FILHO

Fonte: http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/letreiro-com-socorro-assalto-pode-virar-obrigatorio-...

http://www.câmara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1591180&filename=Tramitacao-...

  • Sobre o autorADVOGADO
  • Publicações12
  • Seguidores36
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2638
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/letreiro-com-socorro-assalto-pode-virar-obrigatorio-em-todos-onibus/493774105

22 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito arriscado. Duvido que cobradores e motoristas teriam coragem. O criminoso poder dizer que tem algum comparsa por fora observando (sendo verdade ou não). E tbm pode observar pelos reflexos de vidraças, como vitrines de estabelecimentos ou janelas de veículos entre outros a fora, por onde o ônibus passa.
Melhor seria um botão que envie um sinal para uma unidade militar próxima com os dados do veiculo e fotos reais de forma automática, e permitir que passageiro cadastrado tbm tenha acesso a algum dispositivo. continuar lendo

Concordo, um dispositivo próximo ao banco e painel esquerdo seria muito mais efetivo, assim poderiam pegar os safados com mais efetividade. continuar lendo

Obrigar o Estado a dar segurança de fato, isto nem pensar... continuar lendo

Fica frio; o Temer e seu grupo vão dar um jeito nisso. Até aposto (1 centavo)!!! :) continuar lendo

Estado maravilhoso, na falta de uma solução ele quer OBRIGAR a iniciativa privada a "tampar o sol com peneira". continuar lendo

Poxa!!!!!! Mas que ideia brilhante, por que não se pensou nisso antes? Claro, o motorista, com a permissão dos assaltantes, acionará o alarme e dentro de no máximo cinco minutos a polícia chegará e prenderá os bandidos que, por óbvio, estarão esperando.

Seria cômico, não fosse trágico. continuar lendo